DESENVOLVIMENTO MOTOR
O desenvolvimento motor é o resultado da maturação de certos
tecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistema
nervoso central, crescimento dos ossos e músculos. São portanto
comportamentos não aprendidos que surgem espontaneamente
desde que a criança tenha condições adequadas para exercitar-se.
Esses comportamentos não se desenvolverão caso haja algum tipo de
distúrbio ou doença. Podemos notar que crianças que vivem em
creches e que ficam presas em seus berços sem qualquer
estimulação não desenvolverão o comportamento de sentar, andar na
época adequada que futuramente apresentarão problemas de
coordenação e motricidade.
As principais funções psicomotoras é um bom desenvolvimento da
estruturação do esquema corporal que mostre a evolução da
apresentação da imagem do corpo e o reconhecimento do próprio
corpo, evolução de preensão e da coordenação óculo-manual que nos
proporciona a fixação ocular e prensão e olhar e desenvolvimento da
função tônico e da postura em pé e reflexos arcaicos da estruturação
espaço-temporal (tempo, espaço, distância e retina)
Um perfeito desenvolvimento de nosso corpo ocorre não somente
mecanicamente, mas sim que são aprendidos e vivenciados junto a
família, onde a criança aprende a formar a base da noção de seu 'eu
corporal'.
Não podemos esquecer de citar a importância dos sentimentos da
criança na fase do conhecimento de seu próprio corpo, pois um
esquema corporal mal estruturado pode determinar na criança um
certo desajeitamento e falta de coordenação, se sentindo insegura e
isso poderá desencadear uma série de reações negativas como:
agressividade, mal humor, apatia que às vezes parece ser algo tão
simples poderá originar sérios problemas de motricidade que serão
manifestados através do comportamento.
O QUE É PSICOMOTRICIDADE?
A Psicomotricidade se preocupa com o desenvolvimento neuro-
muscular, que mais tarde a inteligência e a motricidade se tornam
independentes rompendo sua simbiose, que só reaparecerá nos casos
de retardo mental.Esquema corporal é estudado pela
Psicomotricidade a onde representa ser a imagem do corpo um intuitivo que a criança tem de seu próprio corpo. Dentro do esquema
corporal a psicomotricidade estuda o surgimento de alguns distúrbios
como a asquematia que é a perda da percepção topologica do corpo;
parasquematia é a confusão de diferentes r desenvolvimento neuro-
muscular que mais tarde a inteligência e a motricidade se tornam
independentes rompendo sua simbiose, que só reaparecerá nos casos
de retardo mental.
Esquema corporal é estudado pela Psicomotricidade a onde
representa ser a imagem do corpo um intuitivo que a criança tem de
seu próprio corpo. Dentro do esquema corporal a psicomotricidade
estuda o surgimento de alguns distúrbios como a asquematia que é a
perda da percepção topologica do corpo; parasquematia é a confusão
de diferentes regiões do corpo ou a representação de partes do corpo
que não existem.
O esquema postural para a psicomotricidade é a imagem
tridimensional do nosso corpo e a imagem do corpo humano é a
imagem do nosso próprio corpo que formamos em nosso espírito, que
por outras palavras é o modo como o nosso corpo se apresenta a nós
mesmos.
A psicomotricidade interessa-se pelo movimento que certo
comportamento tônico subentende, quanto pela relação, a diminuição
do tono trará a descontração muscular.
As manifestações emocionais que implicam a problemática da
emoção pertencem a uma ordem de preocupações muito antiga da
Psicologia Clássica. Toda e qualquer emoção tem sua origem no
domínio postural "exemplo": como para uma criança de 6 anos
receber um grito de um adulto, fará com que ocorra um aumento da
tensão, por conseguinte desencadeará reações emocionais que são
traduzidas como mal-estar ou com sentir-se meio mole, sem
coordenação nas pernas.
A comunicação é uma função essencial na reeducação psicomotora,
uma vez que a psicomotricidade leva em conta o aspecto
comunicativo do ser humano, do corpo, da gestualidade ela resiste a
ser uma educação mecânica do corpo. Assim graças a língua, o
homem vive num mundo de significações, os gestos querem dizer
alguma coisa, o corpo tem um sentido que ele pode sempre
interpretar e traduzir.
Existem os comportamentos inatos que a criança manifesta, pois
variadas formas desde o seu nascimento por exemplo, o grito pode
ser interpretado como dor que pode também não ser de sofrimento.
Exemplo bocejo, espirro, salivação que são manifestações primitivas,
também de emoções que devem ser orientadas e educadas no
sentido de controle das próprias modalidades do meio-familiar e
social da criança.
Comportamentos aprendidos são comportamentos que aprendemos
no decurso das aprendizagens básicas como higiene pessoal,
alimentação, essa aquisição formará toda a nossa personalidade. O
corpo dá a ler, coloca em cena tanto a personalidade como o meio
que ela foi educada.
Um comentário:
ESSE TIPO DE TEXTO DEVERIA SER DE UTILIDADE PARA ALGUNS PROFESSSORES QUE ATUAM NA ÁREA INFANTIL, CONVENHAMOS QUE AS CRIANÇAS DE HOJE NAO TEM LIMITES EXIGIDOS PELA SOCIEDADE, FICANDO A CARGO DOS PROFESSORES A EDUCAÇAO DOS DISCENTES, ALGUMAS AS VEZES ESTRAPOLAM O LIMITE DO GRITO O CHAMAR ATENÇÃO DEVE SER GENTIL E FAZER SE ENTENDER Á CRIANÇA É OBRIGAÇAO DO BOM DOCENTE E ESSE TEXTO ME AJUDOU MUITO OBRIGADA
Postar um comentário