terça-feira, 2 de novembro de 2010

Psicomotricidade I

DESENVOLVIMENTO MOTOR

O desenvolvimento motor é o resultado da maturação de certos
tecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistema
nervoso central, crescimento dos ossos e músculos. São portanto
comportamentos não aprendidos que surgem espontaneamente
desde que a criança tenha condições adequadas para exercitar-se.
Esses comportamentos não se desenvolverão caso haja algum tipo de
distúrbio ou doença. Podemos notar que crianças que vivem em
creches e que ficam presas em seus berços sem qualquer
estimulação não desenvolverão o comportamento de sentar, andar na
época adequada que futuramente apresentarão problemas de
coordenação e motricidade.
As principais funções psicomotoras é um bom desenvolvimento da
estruturação do esquema corporal que mostre a evolução da
apresentação da imagem do corpo e o reconhecimento do próprio
corpo, evolução de preensão e da coordenação óculo-manual que nos
proporciona a fixação ocular e prensão e olhar e desenvolvimento da
função tônico e da postura em pé e reflexos arcaicos da estruturação
espaço-temporal (tempo, espaço, distância e retina)
Um perfeito desenvolvimento de nosso corpo ocorre não somente
mecanicamente, mas sim que são aprendidos e vivenciados junto a
família, onde a criança aprende a formar a base da noção de seu 'eu
corporal'.
Não podemos esquecer de citar a importância dos sentimentos da
criança na fase do conhecimento de seu próprio corpo, pois um
esquema corporal mal estruturado pode determinar na criança um
certo desajeitamento e falta de coordenação, se sentindo insegura e
isso poderá desencadear uma série de reações negativas como:
agressividade, mal humor, apatia que às vezes parece ser algo tão
simples poderá originar sérios problemas de motricidade que serão
manifestados através do comportamento.

O QUE É PSICOMOTRICIDADE?


A Psicomotricidade se preocupa com o desenvolvimento neuro-
muscular, que mais tarde a inteligência e a motricidade se tornam
independentes rompendo sua simbiose, que só reaparecerá nos casos
de retardo mental.Esquema corporal é estudado pela
Psicomotricidade a onde representa ser a imagem do corpo um intuitivo que a criança tem de seu próprio corpo. Dentro do esquema
corporal a psicomotricidade estuda o surgimento de alguns distúrbios
como a asquematia que é a perda da percepção topologica do corpo;
parasquematia é a confusão de diferentes r desenvolvimento neuro-
muscular que mais tarde a inteligência e a motricidade se tornam
independentes rompendo sua simbiose, que só reaparecerá nos casos
de retardo mental.
Esquema corporal é estudado pela Psicomotricidade a onde
representa ser a imagem do corpo um intuitivo que a criança tem de
seu próprio corpo. Dentro do esquema corporal a psicomotricidade
estuda o surgimento de alguns distúrbios como a asquematia que é a
perda da percepção topologica do corpo; parasquematia é a confusão
de diferentes regiões do corpo ou a representação de partes do corpo
que não existem.
O esquema postural para a psicomotricidade é a imagem
tridimensional do nosso corpo e a imagem do corpo humano é a
imagem do nosso próprio corpo que formamos em nosso espírito, que
por outras palavras é o modo como o nosso corpo se apresenta a nós
mesmos.
A psicomotricidade interessa-se pelo movimento que certo
comportamento tônico subentende, quanto pela relação, a diminuição
do tono trará a descontração muscular.
As manifestações emocionais que implicam a problemática da
emoção pertencem a uma ordem de preocupações muito antiga da
Psicologia Clássica. Toda e qualquer emoção tem sua origem no
domínio postural "exemplo": como para uma criança de 6 anos
receber um grito de um adulto, fará com que ocorra um aumento da
tensão, por conseguinte desencadeará reações emocionais que são
traduzidas como mal-estar ou com sentir-se meio mole, sem
coordenação nas pernas.
A comunicação é uma função essencial na reeducação psicomotora,
uma vez que a psicomotricidade leva em conta o aspecto
comunicativo do ser humano, do corpo, da gestualidade ela resiste a
ser uma educação mecânica do corpo. Assim graças a língua, o
homem vive num mundo de significações, os gestos querem dizer
alguma coisa, o corpo tem um sentido que ele pode sempre
interpretar e traduzir.
Existem os comportamentos inatos que a criança manifesta, pois
variadas formas desde o seu nascimento por exemplo, o grito pode
ser interpretado como dor que pode também não ser de sofrimento.
Exemplo bocejo, espirro, salivação que são manifestações primitivas,
também de emoções que devem ser orientadas e educadas no
sentido de controle das próprias modalidades do meio-familiar e
social da criança.
Comportamentos aprendidos são comportamentos que aprendemos
no decurso das aprendizagens básicas como higiene pessoal,
alimentação, essa aquisição formará toda a nossa personalidade. O
corpo dá a ler, coloca em cena tanto a personalidade como o meio
que ela foi educada.

Um comentário:

Rosana Constantino disse...

ESSE TIPO DE TEXTO DEVERIA SER DE UTILIDADE PARA ALGUNS PROFESSSORES QUE ATUAM NA ÁREA INFANTIL, CONVENHAMOS QUE AS CRIANÇAS DE HOJE NAO TEM LIMITES EXIGIDOS PELA SOCIEDADE, FICANDO A CARGO DOS PROFESSORES A EDUCAÇAO DOS DISCENTES, ALGUMAS AS VEZES ESTRAPOLAM O LIMITE DO GRITO O CHAMAR ATENÇÃO DEVE SER GENTIL E FAZER SE ENTENDER Á CRIANÇA É OBRIGAÇAO DO BOM DOCENTE E ESSE TEXTO ME AJUDOU MUITO OBRIGADA